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<a target="_blank" href="https://www.google.com/search?ved=1t:260882&q=Juventude+fora+da+Escola+Brasil&bbid=4464435934921211072&bpid=4789954611811198814" data-preview>Juventude fora da Escola</a> | CollabShopping

A juventude contemporânea enfrenta uma série de desafios, especialmente quando se encontra fora do ambiente escolar. Seja por motivos socioeconômicos, culturais ou individuais, muitos jovens se veem excluídos do sistema educacional formal, enfrentando assim obstáculos para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Neste contexto, é crucial analisar os desafios que esses jovens enfrentam e explorar as possíveis perspectivas para garantir sua inclusão e participação plena na sociedade.

Em primeiro lugar, está a Desigualdade Socioeconômica: A falta de acesso à educação muitas vezes está ligada a questões socioeconômicas, impondo a esses jovens a necessidade de trabalhar precocemente, interrompendo assim os estudos. Acerca disso, é pertinente trazer o discurso do Filósofo John Dewey, no qual conceitua a Educação como Ferramenta de Emancipação, Dewey via a educação como um instrumento de emancipação e igualdade, capaz de capacitar os indivíduos a participarem plenamente da vida democrática. No entanto, ele reconhecia que a desigualdade socioeconômica cria barreiras para o acesso à educação, minando seu potencial transformador.

Em segundo lugar, está o Abandono Escolar: Fatores como a falta de motivação, problemas familiares, violência escolar, gravides na adolescência e dificuldades de aprendizagem contribuem para o abandono escolar precoce, deixando muitos jovens fora do sistema educacional. Segundo o conceito do Filósofo Paulo Freire, em a Pedagogia da Esperança, no qual ele defendia uma pedagogia baseada na conscientização e na práxis, onde os alunos são encorajados a refletir criticamente sobre sua realidade e a agir para transformá-la. Nesse sentido, o abandono escolar pode ser visto como uma manifestação da falta de esperança e perspectiva de futuro entre os jovens, que não veem na educação uma ferramenta eficaz para mudar suas vidas e suas comunidades.

Portanto, inclusão da juventude fora da escola é fundamental para construir uma sociedade mais justa e igualitária. Sendo assim, governos, instituições educacionais, famílias e comunidades devem atuar em favor da juventude, através de Politicas Públicas Efetivas que garantam o acesso universal à educação de qualidade, com medidas que abordem especificamente as barreiras enfrentadas pelos jovens fora da escola. Programas de Reinserção Escolar - Iniciativas que visam reintegrar os jovens ao sistema educacional, oferecendo apoio acadêmico, emocional e social, são essenciais para combater o abandono escolar. Além da educação formal, é importante reconhecer e valorizar formas alternativas de aprendizado, como cursos profissionalizantes, programas de capacitação e educação à distância, que podem atender às necessidades específicas desses jovens. Fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica é fundamental nesse sentido, para que os jovens tenham formação adequada e alinhada às tendências do mundo do trabalho, assim como é urgente criar condições para que essa parcela da população estude e tenha oportunidades profissionais.

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Referências:
DEWEY, John. Democracia e Educação. Tradução Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1936.
DEWEY, John. Experiência e Educação. 3. ed.Tradução Anísio Teixeira. São Paulo: Editora Nacional, 1979.
DEWEY, J. Interesse e esforço. In: Vida e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Dewey

FREIRE, Paulo (1992). Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia_da_Esperan%C3%A7a

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